domingo, 8 de abril de 2012

ESPETÁCULO CORDEL INTERATIVO


Apresentação

Cordel é um legado do medievo que chegou ao Brasil, no bojo dos navios portugueses e aportou na Bahia. Lá, ganhou uma nova estética dada pelos bardos baianos, estendendo-se assim, por todo norte e nordeste do sertão brasileiro, servindo de entretenimento na voz dos cantadores, e repentistas com suas violas ou rabecas enfeitadas de fitas (símbolo alegórico dos brincantes) alegrando e encantando os ouvintes. Os romances (ou folhetos) também eram lidos pelos pais, avós ou outra pessoa alfabetizada, para o deleite de uma platéia atenta a cada verso rimado.
O cordel, geralmente fala de cangaço, religião, aventura, encantamento etc. No caso, o Cordel Interativo, retrata mais fatos históricos, como os primeiros impactos ambientais, tendo como precursor o homem pré-histórico, através da caça, descoberta do fogo, criação de pastos, plantação e até a descoberta da fitoterapia. O tema abrange ainda, a descoberta do Brasil, flagelo dos índios, escravidão, até a morte de Zumbi dos Palmares, culminando com a indústria pós-colonização no Brasil. Trata-se de uma montagem na qual os atores narram, contam estórias, fatos contemporâneos, históricos, da vida rural e urbana, através de aboios, cantos e toadas, e juntamente com instrumentos típicos, cantam e dançam dando ação e graça ao verso rimado, despertando assim o interesse do público pelos temas citados e a musicalidade da rima, tendo sempre como mote a informação e o lazer.
Cresce cada vez mais entre os educadores e professores o interesse pela literatura de cordel, essa maravilhosa forma de contar em versos (seja em quadra, sextilha ou septilha), histórias que encantam os ouvintes. Com o objetivo de preservar essa arte que chegou ao Brasil através dos portugueses, os Narradores de Cordel, vem desenvolvendo junto às escolas, faculdades, teatros e demais instituições interessadas e comprometidas com a cultura e a cidadania um trabalho denominado, Cordel Interativo

Assis Coimbra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário