segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Festa de cultura popular de Ribeirão Pires.

“Estou do lado direito do boi”.

No dia 12 de setembro, dando segmento a festa de cultura popular de Ribeirão Pires, onde estou coordenador de teatro, ficou sobre minha incumbência contratar trabalhos que fizessem parte do tema. Por se tratar de uma tarefa que faço com satisfação (para se ter idéia a satisfação é tão grande e maior do que a distância que separa São Paulo do Maranhão). Não pensei duas vezes e contratei uma peça de teatro para o publico infantil, uma oficina de cordel, um trio de forró pé de serra e o grupo CUPUAÇU tradicional em danças folclóricas Brasileiras e por achar, uma das manifestações mais envolvente do repertório dos brincantes, escolhi o BUMBA-MEU-BOI. E claro como faço parte desse universo pedi licença ao mestre, (Amo e tirador de toadas) para que me deixassem brincar (dançar) um pouco. E ao meu querido Maranhão e ao grupo CUPUAÇU, dedico às estrofes em cordel. Os meus agradecimentos a todos que participaram e promoveram de alguma maneira o nosso bonito evento. E viva todas as culturas.


São Luiz é capital
Do estado do Maranhão,
Onde tem festa de boi
Para louvar São João.
Tem matracas e brincantes,
Com fitas esvoaçantes.
No ritmo do “pandeirão”.

Tem dança de todo jeito
No nosso imenso sertão
O passo do “mulundu”
Xaxado, xote e baião.
Tem a dança dos Caretas
No batuque das retretas
Nas terras do maranhão.

Abraços cheios de “ECORDELANÇAS”.



Um comentário:

  1. Olá!
    Parabéns pelo dom de trabalhar com tanto encanto a palavra.E o uso do cordel para chamar a atenção sobre as carências do nosso planeta.
    Um beijo,Nena

    ResponderExcluir