quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O que fazem os NARRADORES DE CORDEL.




Os NARRADORES DE CORDEL narram, cantam e contam histórias ou fatos em cordel, dando ação ao verso rimado, juntamente com a graça e dinâmica do ritmo, despertando interesse do público pela musicalidade da rima.

Objetivo: Levar ao espectador, o máximo de informação da cultura popular, consciência ambiental, social e ética, sem esquecer a diversão e o lazer.

Justificativa: Os narradores de cordel não têm a pretensão de servir de exemplo, mas é afirmativo em justificar sua existência, tendo como pano de fundo a educação, usando o Teatro e a Contação de Histórias ou fatos, através de narrativas, contos ou toadas ao som de instrumentos típicos que situam os ouvintes nas origens da literatura de cordel.

Assis Coimbra

Os NARRADORES DE CORDEL e ECORDELANÇA.


Assis Coimbra e Wagner Mineiro.
Ecordelança

O espetáculo é totalmente narrativo, versejado em sextilhas, por dois narradores de cordel, que contam de maneira despojada, graciosa e às vezes contundente, a pegada ecológica desde a pré-história e a descoberta do fogo, até a “chegança” de Cabral ao Brasil, extraindo riquezas, como minérios e pau-brasil, entre outros, além de matar, doutrinar (catequizar) e escravizar os índios. Outro ponto enfocado na narrativa é o tráfico e venda de escravos que fez parte do processo de colonização, período em que os negros foram submetidos às mais terríveis torturas, ao mesmo tempo em que mostraram várias formas de resistência, entre as quais as fugas e a formação de quilombos, formando lideranças como, Ganga Zumba e Zumbi dos Palmares. A narrativa culmina com o avanço industrial e tecnológico do Brasil até os dias atuais.


ASSIS COIMBRA